terça-feira, 7 de outubro de 2008
Capital Inicial
Engenheiros do Hawaí
Titãs
Paralamas do Sucesso
Legião Urbana
Barão Vermelho
Finalmente o verdadeiro sucesso:no ano seguinte,participam(atuando e compondo a trilha sonora)de"Bete Balanço",e a música-tema atiram o Barão Vermelho aos braços do povo. Foi um ótimo pretexto para lançarem"Maior Abandonado",terceiro disco de carreira,com a música-título,"Bete Balanço" e"Por Que A Gente É Assim?". O mesmo sucesso dividiria o caminho de Cazuza,que queria seguir mais intérprete e mais autoral,do resto do grupo. O grupo que se dividira logo após o Rock'n Rio I em 1985,seguia agora com o Frejat nos vocais. "Declare Guerra",o quarto disco do grupo,lançado(ainda pela Som Livre)no final de 1986,não perdeu o peso com a ausência de Cazuza,mas não teve publicidade.Desconfiados do abandono,o grupo,junto com Ezequiel Neves,seguiu em direção à WEA.Lá,em 1987,fizeram"Rock'n'geral".Este é um dos melhores discos da carreira do grupo.No entanto, precedeu a saída de Maurício Barros,também procurando seu lugar ao solo. Daí incorporaram-se o guitarrista Fernando Magalhães e o percussionista Peninha,que já tocavam com a banda. Com a nova formação,nasceu"Carnaval",em 1988.Com o hit"Pense e Dance",é considerado por Frejat o melhor trabalho do grupo. Aumenta o público dos shows,é hora de um disco ao vivo. "Barão Ao Vivo",gravado no Dama Xoc,em São Paulo,nos três primeiros dias de junho de 1989,vinha com releituras de"Bete Balanço","Pro Dia Nascer Feliz" e"Satisfaction",dos Stones.
Em 1990,como uma sina,sai mais um integrante,dessa vez o baixista Dé. É convocado Dadi para assumir o lugar vago.O(novo)Barão grava"Na Calada da Noite", onde daria preferência ao acústico,mas o que passou despercebido graças à canção"O Poeta Está Vivo", que se tornou um réquiem por Cazuza,morto em 7 de julho. O grupo só voltaria à cena com o"Supermercados da Vida",de 1992,onde manteria a opção acústica e soltaria"Pedra, Flor e Espinho" e a bela"Flores do Mal". Mais dois anos e o Barão solta"Carne Crua",mais elétrico,mais pesado,com direito a parceria de Frejat e Raul Seixas ("Pergunte ao Tio José") e os hits"Meus Bons Amigos" e"Guarde Esta Canção". Outro intervalo de dois anos e a banda lançaria o seu melhor disco da década de 90,"@lbum",onde regravou músicas que seus integrantes ouviam quando pirralhos.Embora o clima pareça nostálgico,o grupo deu vitalidade e modernizou canções que pareciam datadas de certas épocas,como"Vem Quente Que Estou Fervendo" (Jovem Guarda)e"Perdidos na Selva" (New Wave). Além disso,inovou ao oferecer,no CD,uma faixa multimídia,onde falam das músicas do álbum e outros assuntos.
O sonho de consumo de 8 entre 10 crianças oitentistas era ganhar uma bicicleta de presente de Natal, de preferência um Caloi. Podia ser uma dobrável, uma Caloi 5 (marchas) ou uma Ceci (p/ as meninas). Mas, quando nossos pais não podiam comprar, a gente se contentava com um Falcon, um Ferrorama ou até mesmo um Aquaplay. As meninas prefiriam (é obvio) uma boneca Susi, Barbie, Mãezinha ou Moranguinho. Os meninos gostavam de pega varetas, carrinho de controle remoto, etc.
O importante era que todos ficavam felizes com seus novos brinquedos.
Moda - Anos 80
Os cabelos exibiam altos topetes, conquistados à custa de muito gel, e o blush corria solto nas bochechas das mulheres.
Quem assiste a vídeos da apresentadora Xuxa há de tomar um susto com a largura de seus ombros. A moda dos anos 80 era que as mulheres tivessem ombros enormes e estruturados com pequenas almofadinhas de espuma, as famosas ombreiras. A saia balonê, que fora moda no início da década de 60, volta com tudo, na moda dos anos 80. As calças têm a cintura bem alta, e são usadas com cintinhos finos e coloridos.
Os macacões, os leggings e as bermudas também compõem a moda dos anos 80. As blusas com mangas enormes, chamadas “mangas morcego”, são o look da moda dos anos 80 e a viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte usa-as todas as noites, na novela global, e influencia a moda das mulheres de todo o Brasil. Surge Madonna e seu visual ousado e único, (ainda). O símbolo de elegância da moda dos anos 80 era a princesa Diana. Os anos 80 ficaram na lembrança como os anos de um estilo e visuais bem exagerados.
Política nos anos 80
A década de 80 foi marcada pelo retorno gradual à democracia. A abertura política se
concretizava, os brasileiros voltavam a escolher seus dirigentes, os políticos cassados
regressavam ao país e à vida pública. Uma reforma partidária criou novas siglas, que
expressavam o novo desenho das forças sociais.
Mas, se a política comemorava a volta da democracia, a economia anunciava tempos
difíceis. Naqueles anos, o país se debateria contra uma inflação crescente e, ao que
parecia, invencível. Os índices econômicos positivos conquistados em períodos
anteriores ficariam, quando muito, estacionários. Foram tempos difíceis, em que se
avançou bem pouco. Os brasileiros estavam naquela que viria a ser chamada de
“década perdida”.
Para superar ou pelo menos amenizar as sucessivas crises, foi preciso reinventar,
reciclar, buscar novos rumos e novas maneiras de alcançar o sucesso. Logo no início
da década, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico se tornava Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Era apenas mais uma letra
na sigla, mas um mundo novo de expectativas e desafios se abria.
No começo dos anos 80, o parque industrial estava finalmente instalado. Contudo,
esgotara-se o processo de substituição de importações como fonte de dinamismo para
a economia. Foi nesse contexto que o BNDES adotou a prática do planejamento
estratégico, com elaboração de cenários prospectivos.
Em 25 de maio de 1982, pelo decreto-lei 1940, o governo do presidente Figueiredo
(1979-84) criou o Fundo de Investimento Social (Finsocial). O objetivo era apoiar
programas de alimentação, habitação popular, saúde, educação e amparo ao pequeno
agricultor. Com um imposto cobrado sobre a renda, o governo tentava assim
minimizar as gigantescas carências sociais do país.
Caberia ao BNDES incentivar o desenvolvimento econômico em paralelo com o
desenvolvimento social. Para tanto, o Banco criou uma unidade que cuidaria das
operações do Finsocial. A partir de 1986, com a regulamentação do Finsocial, o BNDES
teve presença mais ativa nas aplicações das verbas desse fundo. Antes, porém, o
Banco já participava de programas sociais em parceria com o Instituto Nacional de
Alimentação e Nutrição, a Legião Brasileira de Assistência e outras entidades.
Contribuía, por exemplo, no combate a dois grandes problemas brasileiros: a doença
de Chagas e a malária.
Com a experiência adquirida, o BNDES desenvolveu maior autonomia e se concentrou
em obter recursos e elaborar projetos na área social. Dentre eles, estavam o
assentamento de trabalhadores rurais, mediante a aplicação de recursos para a
reforma agrária, e o Pró-Creche, programa destinado a apoiar as empresas no
cumprimento da legislação correspondente.
Com recursos do Finsocial, construíram-se, por exemplo, escolas para meninos de rua,
ou hemocentros em vários estados. Mas em 1990 esses recursos deixaram de ser
aplicados pelo BNDES. Em 1996, com a criação da Área de Desenvolvimento Social, o
Banco voltaria a dar ênfase ao apoio a projetos de cunho social.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
TV: FOFÃO
Fofão é um personagem do extinto programa de TV infantil Balão Mágico. Interpretado por Orival Pessini, era muito querido pelas crianças brasileiras nos anos 80, e chegou a ter seu próprio programa de TV, além de discos e bonecos.
No Balão Mágico (Rede Globo), Orival Pessini criou os bonecos Fofão e Fofinho, sendo que o primeiro, cuja jardineira foi confeccionada por Ney Galvão, foi interpretado pelo próprio Pessini.
Fofão fez tanto sucesso que, com o fim do programa global, ganhou seu programa diário TV Fofão (TV Bandeirantes), no qual apresentava quadros humorísticos e desenhos animados.
Seu programa na Bandeirantes, TV Fofão, ficou no ar por 3 anos: 1987, 1988 e 1989. Em sua programação havia desenhos animados, musicais e quadros cômicos. O personagem foi ainda protagonista de um filme longa-metragem chamado Fofão e a Nave Sem Rumo.
O programa TV Fofão também foi exibido pela Rede Bandeirantes por volta de 1997. Orival Pessini gerencia a empresa Fofão Produtos e Merchandising, Ltda.
TV: BOZO
O palhaço Bozo (no Brasil, com nome completo, ficou Bozo Bozoca Nariz de Pipoca) é um personagem criado nos EUA em 1946 por Alan Livingston, que fez muito sucesso no mundo.
No Brasil tornou-se muito popular com seu programa no SBT na década de 1980. O comediante Wandeko Pipoca foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro. Com o sucesso do personagem, outros cinco atores,Manoel Duarte, Luís Ricardo, Caio Machado, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados para o papel de Bozo no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora. Outros palhaços interpretaram Bozo em shows pelo país.
Personagens adicionais foram criados no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Roni Cócegas) e Salci Fufu, este último vivido por Pedro de Lara.
O programa Bozo terminou em 1991 com a morte de Décio Roberto, o último ator a encarnar Bozo no Brasil. Com a extinção do programa, Arlindo Barreto passou por problemas derivados do uso de drogas ilícitas.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
TV E LITERATURA: SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
Difícil, mas nem tanto. Para mim, a brincadeira não tinha hora pra começar - muito menos pra acabar! Graças a Deus - e aos meus pais, justiça seja feita - eu conseguia me divertir com as letras tanto quanto com a telinha. E a coleção completa do Sítio do Picapau Amarelo foi, por muito tempo, minha companheirona. Lendo as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília & cia., podemos vivenciar a essência do faz de conta. Como se nós também tivéssemos dado uma boa cafungada no pó de pirlimpimpim (sem maldades, hein, galera), nos transportamos para o reino encantado de Dona Benta Encerrabodes de Oliveira e nos tornamos personagens de mil aventuras...
Dona Benta é a dona do Sítio e a vovó mais adorada do país. Vive lá com a sua neta Lúcia, que, por causa do seu nariz arrebitado, tem o simpático apelido de "Narizinho". Ambas contam com a companhia de Nastácia, a preta bonachona que faz os melhores bolinhos do mundo! Narizinho não desgruda de sua boneca Emília, que tia Nastácia fez para ela com retalhos de pano e recheio de macela.
Um dia, em uma viagem ao Reino das Águas Claras (que ficava no riacho do quintal) Narizinho conhece o Príncipe Escamado, o peixe rei daquele lugar. Lá, Emília toma a pílula do Dr. Caramujo e desembesta a falar. Dizem que foi aí que se abriu a tal "torneirinha de asneiras" que nunca mais se fechou... A farra se completa com a chegada de Pedrinho, primo de Lúcia, menino inteligente e corajoso, que também embarca nesse mundo de brincadeiras. A adorável e teimosa Emília acaba virando a Condessa das Três Estrelinhas, depois Marquesa de Rabicó, e isso ainda é apenas o comecinho da história! Ainda tem o Visconde de Sabugosa, um sábio feito pela tia Nastácia com sabugo de milho; o tio Barnabé, preto velho cheio de histórias; o Marquês de Rabicó, um porquinho muito do comilão; o burro falante e muito mais...
Assim é o mundo de Monteiro Lobato. Como a ilimitada imaginação das crianças, nesse sítio cabe de tudo. Desde contos da carochinha até mitologia grega! Isso mesmo! Ou vocês acreditam realmente que Hércules conseguiria cumprir os doze trabalhos sem a ajuda dessa turminha? Como diria Emília, du-vi-de-o-dó! Isso sem contar as lições de português e matemática deliciosamente ensinadas em "Emília no país da gramática" e "Aritmética da Emília". Ou nas "peripécias" dos meninos para ajudar o anjinho da asa quebrada, montar o circo de cavalinhos, capturar o saci pererê ou escapar da Cuca.
A lista é interminável! O fato é que todas essas aventuras foram as principais responsáveis por hoje eu topar qualquer coisa por um bom livro. Foi com elas que eu aprendi a deixar a mente correr solta por entre as linhas e descobrir um novo mundo a cada página virada! Não é à toa que eu trato os meus livros como se fosse brinquedos, e os guardo com todo carinho do mundo pra um dia proporcionar aos meus filhos essa viagem fascinante.
E viva o mundo do faz de conta!
MÚSICA: GRUPO DOMINÓ [1984]
O ano era 1984. Ao mesmo tempo em que o grupo Menudo estava estourado no Brasil, o então apresentador do programa Viva Noite Augusto Liberato (Gugu), através de sua agência Promoart, resolveu formar uma versão nacionalizada do grupo. O que ele não imaginava é que havia criado o maior fenômeno pop da segunda metade da década de 80 e do início dos anos 90.
Para a formação do grupo, diversos garotos com idades entre 14 e 15 anos realizaram testes nos quais precisavam saber cantar e dançar. Os selecionados foram Affonso Celso Lucatelli Nigro (Affonso Nigro), Lenilson dos Santos (Nill), Marcos Roberto Quintela (Marcos) e Marcelo Rodrigues (Marcelo). Estava pronta a fórmula do sucesso!
Ainda em 84, o grupo lançou um compacto pela CBS com duas versões de sucessos do grupo mexicano Timbiriche: Ela Não Gosta de Mim e Companheiro, que foi a primeira música a estourar nas rádios, com direito a clipe lançado no programa global Fantástico.
Em 1985, quando o Dominó já era uma febre, o grupo lançou seu primeiro Lp pela CBS e vinha com, além das famosas Companheiro e Ela não Gosta de Mim, a música Ainda Sou Você, faixa de trabalho desse álbum. Além disso, contava com a participação especial do grupo Balão Mágico nas faixas Chega Mais um Pouco e Fim de Semana.
Sucesso internacional e a "dominómania"
Um ano depois, além de ser presença constante em programas de TV, principalmente da TVS, o grupo ganha um especial da emissora em um resort. Ainda em 86, o Dominó lança um disco em espanhol e estoura no mercado latino. Esse Lp tinha uma regravação da música Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes. Por aqui, o segundo álbum vinha puxado pelos sucessos Guerreiros, Mariá, Amor e Música e Jura de Amor.
Em 1987, o Dominó já tinha três anos de estrada e um enorme sucesso de vendagens, público e crítica. O terceiro Lp é o ápice da "dominómania" que assolava o país. Esse disco contou com ucessos como P da Vida, que "estourou" logo em seu lançamento, seguido de Manequim e Medusa. Nesse mesmo ano, eles participaram do filme Os Fantasmas Trapalhões juntamente com seu padrinho e empresário Gugu Liberato.
TV: O TREM DA ALEGRIA [1984]
O LP conseguiu fazer sucesso. Michael Sullivan resolveu investir no talento de Patrícia e Luciano. Em 1985 a RCA lançou o disco Trem da Alegria do Clube da Criança, com Patrícia, Luciano e Juninho Bill . O álbum ainda contava com várias participações especiais, como o disco anterior. As músicas "Dona Felicidade" (com Lucinha Lins) e "Uni, Duni, Tê" (com os Fevers) foram os grandes sucessos do álbum. Tudo corria bem, o Trem da Alegria era o principal grupo infantil na época. Em 1987, Patrícia decidiu lançar-se em carreira solo. Ninguém diz exatamente o que aconteceu na sua saída do grupo. Foi nesse clima conturbado que o LP de 1987 chegava às lojas. Mesmo assim, o álbum rendeu ótimas canções, como "Piuí Abacaxi" (com a Xuxa), "Orquestra dos Bichos" e "Thundercats". Michael Sullivan já procurava alguém para substituir Patrícia. O disco de 1987 também contou com uma integrante não-oficial: Fabíola. O Trem da Alegria passou a ser um trio enquanto não encontravam uma substituta para Patrícia. Com Michael Sullivan ainda escolhendo a nova integrante do grupo, as gravações do LP de 1988 começaram. No meio das gravações, surgiu finalmente a nova integrante:AMANDA Como o álbum já estava sendo gravado, Amanda só participou de quatro faixas: "Pra Ver Se Cola", "Pumba Lê-Lê", "Seu Aladim" e "A Bola". O LP acabou saindo com as fotos da nova integrante oficial do Trem da Alegria, porém, nos créditos apareceram os agradecimentos pela "participação especial" da Amanda. As faixas "Iô Iô" , "Pra Ver Se Cola", "Xa Xe Xi Xo Xuxa", "De Repente Califórnia" (cover do Lulu Santos) e "Pique-Pega, Pique-Esconde" ganharam destaque no disco. Era o começo da década de 90. Um novo ritmo estava virando moda no Brasil: a Lambada. Foi com uma pitada desse novo ritmo que o Trem da Alegria foi ganhando uma nova cara. "Lambada da Alegria" e "Lambada Danada" mostravam que o Trem da Alegria também queria seguir os trilhos do novo sucesso. Apesar dessas músicas, o LP de 1990 não foi um álbum de lambada como muitos pensam. Várias músicas ótimas encontram-se neste disco: "Kid Farofeiro", "Homem-Morcego (Batman)", "Koiô Shi Mashô", "O Pingüim" e "Culpado é o Rock'n'Roll". Claro que as participações especiais não poderiam faltar. Gugu Liberato, Cláudio Negão e Roupa Nova deram um toque a mais no disco. 1991, o Trem da Alegria estava envelhecendo. Depois de seis anos, seus integrantes já não eram mais os mesmos. O LP de 1991 estava marcado para ser o último álbum da carreira do Trem da Alegria. Com o seu futuro incerto, a alegria do Trem estava nitidamente se esgotando. Apenas duas músicas mereceram realmente um destaque: "O Lobisomem" e "Tartaruga Ninja". Em 1992, a RCA/BMG resolveu lançar uma coletânea do Trem da Alegria com quatro músicas inéditas. Era o último suspiro do grupo. O LP de 1992 trazia as inéditas "Alguém No Céu" (tema da novela De Corpo e Alma), "Tchaca Tchaca", "Queremos Mambo" e "Torre de Babel". Nas músicas já conhecidas pela criançada o disco acertou em cheio. A coletânea trazia versões diferentes de "Iô Iô" e "Lambada da Alegria" (sem a participação da Xuxa). Este foi também o único álbum do grupo lançado em CD. O Trem da Alegria finalmente se despediu do público em 1993. |
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Michael Jackson - Thriller
CONFIRA O VIDEO, NA NOSSA BARRA DE VIDEOS AO LADO.
INLGLÊS
It's close to midnight
And something evil's lurking in the dark
Under the moonlight
You see a sight that almost stops your heart
You try to scream
But terror takes the sound before you make it
You start to freeze
As horror looks you right between the eyes
You're paralyzed
CHORUS:
'Cause this is thriller, thriller at night
And no one's gonna save you
From the beast about to strike
You know it's thriller, thriller at night
You're fighting for your life
Inside a killer, thriller tonight.
You hear the door slam
And realize there's nowhere left to run
You feel the cold hand
And wonder if you'll ever see the sun
You close your eyes
And hope that this is just imagination
Girl, but all the while
You hear the creature creepin' up behind
You're out of time
CHORUS:
'Cause this is thriller, thriller night
There ain't no second chance
Against the thing with forty eyes, girl
You know it's thriller, thriller night
You're fighting for your life
Inside a killer, thriller tonight
Night creatures call and the dead
Start to walk in their masquerade
There's no escaping
The jaws of the alien this time
(They're open wide)
This is the end of your life
They're out to get you,
There's demons closing in on every side
They will possess you
Unless you change the number on your dial
Now is the time
For you and I to cuddle close together
All through the night
I'll save you from the terrors on the screen,
I'll make you see
CHORUS (TWICE):
That it's a thriller, thriller at night
'Cause I can thrill you
More than any ghost would dare to try
Girl, this is thriller, thriller night
So let me hold you tight
And share a killer, diller, chiller,
Thriller here tonight
(Rap performed by Vincent Price)
"Darkness falls across the land
The midnite hour is close at hand
Creatures crawl in search of blood
To terrorize y'awl's neighborhood
And whosoever shall be found
Without the soul for getting down
Must stand and face the hounds of hell
And rot inside a corpse's shell
The foulest stench is in the air
The funk of forty thousand years
And grizzly ghouls from every tomb
Are closing in to seal your doom
And though you fight to stay alive
Your body starts to shiver
For no mere mortal can resist
The evil of the thriller"
(Into maniacal laugh, in deep echo)
PORTUGUÊS
É quase meia-noite
E algo malígno está te espreitando no escuro
Sob a luz da lua
Você tem uma visão que quase pára o seu coração
Você tenta gritar
Mas o terror toma o som antes de você fazê-lo
Você começa a congelar
Enquanto o horror te olha bem nos seus olhos
Você está paralizado!
Porque isso é terror, noite de terror
E ninguém vai te salvar
Da besta pronta para atacar
Você sabe que é terror, noite de terror
Você está lutando por sua vida
Numa noite assassina de terror
Você escuta a porta bater
E percebe que não há para onde correr
Você sente uma mão fria
E pensa se ainda vai ver o sol
Você fecha os olhos
E espera que seja tudo imaginação, garota
Mas enquanto tudo isso
Você escuta a criatura rastejando
Sua hora chegou!
Porque isso é terror, noite de terror
Não há segunda chance
Contra essa coisa de quarenta olhos
Você sabe que é terror, noite de terror
Você está lutando por sua vida
Numa noite assassina de terror
Criaturas da noite chamam
E os mortos começam a andar
Em seus disfarçes
Não há escape
Das presas desse alien dessa vez
(Eles estão abertos)
Esse é o final da sua vida!
Eles estão lá para te pegar
Há demônios chegando por todo lado
Eles vão te possuir
A menos que você troque o seu número
Essa é a hora
Para nós ficarmos juntos abraçados
Por toda a noite
Eu vou te salvar do terror na tela
Vou fazer você ver
Que isso é terror, noite de terror
Eu posso te assustar mais
Do que um fantasma ousaria tentar
Garota, isso é terror, noite de terror
Então deixe eu te abraçar forte
E dividir uma noite de Terror
Assassina, arrepiante, assustadora